Fotos: Ana Schuster

CARTAZES: UMA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO NO CAPITÓLIO

Cinemateca Capitólio Petrobras

Cartazes de cinema são peças gráficas que representam nossa cultura material, nossos sistemas de ideias e valores, nossas concepções de mundo. Como produtos históricos, eles revelam aspectos da dinâmica social, em suas contradições e transformações. Os cartazes, sendo objetos, possuem uma trajetória social, ao longo da qual desempenham diferentes usos e funções, sendo atribuídos de sentidos. Produzidos para divulgar um filme e atrair o espectador ao cinema, os cartazes podem, a seguir, ser descartados ou guardados por um colecionador privado ou institucional.

Nesta exposição, os cartazes de cinema são abordados enquanto peças de uma coleção museológica e fatores de cultura. Sob este novo estatuto, eles passam a servir como documentos históricos de práticas culturais, que informam sobre as formas de promoção publicitária do cinema, as mudanças no gosto do público, a história do design gráfico e a história do cinema.

Como referências dos filmes, eles permitem evocar a sua lembrança e, assim, ganham um novo valor. Eles são memória e provocam memória, dos filmes e da experiência subjetiva de tê-los assistido. Ao evidenciarmos certos aspectos da história do cinema brasileiro a partir dos cartazes de seus filmes mais relevantes, buscamos oferecer um panorama inicial de um processo histórico muito mais amplo e complexo, daí o caráter apenas exploratório da curadoria. No entanto, esperamos com tal amostra da coleção de cartazes

de cinema do Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras despertar a comunidade para a sua importância para além de meios de comunicação comercial, espaços de criação artística e formação estética, fomentando o seu reconhecimento e preservação também como repositórios de nossa memória, documentos de nossa história e formadores
de nossa identidade cultural.

 

Alice D. Trusz (Historiadora)

Pesquisa e Curadoria: Alice D. Trusz
Expografia: Andreia Vigo
Concepção Visual e Design Gráfico: Tatiana Sperhacke
Assessoria de Pesquisa: Marcus Mello, Rosemeri Iensen
Mobiliário e Montagem: Eduardo Saorin
Edição de Vídeo: Kevin Agnes
Produção: Débora Palhares, Juli Fossatti, Paola Mallmann
Correção de imagem dos cartazes: Nicole Chaffe

Agradecimentos:
Diretoria Executiva da Fundacine RS: Luiz Alberto Rodrigues, Luiz Alberto Cassol e Leo Sassen. Ana Maria de Oliveira Kersting, Hernani Heffner, cineastas, produtores e designers que disponibilizaram seus acervos.


A maior parte dos cartazes desta exposição pertence à coleção de Telmo Kersting, doada ao Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras em 01/02/2017.