Formação

 

Pós Graduação - Latu sensu

Instituição: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Curitiba-PR).

Curso: Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea (2011-2012).

 

Graduação - Bacharelado

Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá-MT). 

Curso: Comunicação Social, Habilitação Rádio e TV (1994-1998). 

Experiência profissional 

2019-2018 – Coordenadora de Cinema e Audiovisual – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 – Curadora, Produtora Executiva e Diretora Geral do Cine Caramelo – Festival infantojuvenil de cinema de Porto Alegre, e seus desdobramentos, realizado via Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e parceria com Sistema Fecomércio/SESC, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Instituto Ling, Videocam, entre outros parceiros. 

2017 – Coordenadora de Descentralização da Cultura – Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.

2016 – Produtora Executiva e Diretora de Arte da Casa da Memória Negra de Salto. Exposição multimídia realizada no Museu da Cidade de Salto-SP, com financiamento da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.

2015 – Curadora da mostra infantil e Produtora Executiva do II Curta Salto – Festival de Cinema de Salto, realizado em Salto-SP, com financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAC) – Edital Festivais de Arte.

2014 – Concepção e Produção do videoarte MOONOVOSOL [58min, HD], junto aos artistas Adriana Tabalipa e Roderick Steel, na Videoresidência Território Expandido – realizada na Galeria Mamute, em Porto Alegre-RS, com financiamento da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE. 

2013 – Curadora da exposição coletiva "Processos Colaborativos Cinema e Artes Visuais", realizada na Galeria Mamute, em Porto Alegre-RS. 

2012 – Concepção e Produção do videoarte Sonhopicnic [14min, HD], realizado com base na performance homônima da artista Adriana Tabalipa, financiado pela Caixa Cultural.

2012 – Concepção e Produção do videoarte Movimento 2: o isolamento, a revelação e a entrega [17min, HD], com base na performance homônima do artista AjAx – Afonso José Afonso.

2010 – Roteiro, Direção e Produção Executiva do documentário SOU [26min, HD], financiado pela Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social do RS. Premiado no IV Bahia Afro Film Festival, em 2012, como Melhor Temática Social.

2009 – Diretora, Produtora Executiva e Diretora de Arte do curta metragem "Peixe Vermelho" [14min, 35mm] vencedor dos prêmios de Melhor Produção, Fotografia, Edição de Som e Música, na Mostra Gaúcha do 38º Festival de Cinema de Gramado; Menção Honrosa no17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá e Prêmio Especial do Júri no Lady Filmmakers Film Festival, em Los Angeles, EUA.

2008 – Curadora e Produtora Executiva da Mostra de Cinema Judaico Contemporâneo, realizada no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul-RS.​

2008 – Diretora e Produtora do videoclipe "Bloom" [7min, HD], realizado em Nova York - EUA, para o lançamento do álbum "Inner Revolution" da cantora norte-americana Kira Fontana. 

2006, 2005, 2004, 2003 - Curadora e Produtora Executiva das Mostras Copesul de Cinema sob os temas: Brasil Contemporâneo, 4xBrasil, Intérpretes do Brasil, Cinema e Identidade, com financiamento da Copesul - Companhia Petroquínica do Sul, através da Lei Rouanet.

2006 – Concepção, Produção Executiva e Direção de Arte da exposição multimídia "Brasil Contemporâneo", realizada na galeria Xico Stockinger, Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre-RS, com financiamento da Copesul - Companhia Petroquínica do Sul, através da Lei Rouanet.

2006 – Concepção, Produção Executiva e Direção de Arte da exposição multimídia "Quintana Entre o Dia e a Noite", realizada nas galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme, Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre-RS, para o Centenário do poeta Mario Quintana. Projeto financiado pela Copesul - Companhia Petroquínica do Sul, através da Lei Rouanet.

2005 – Concepção, Produção Executiva e Direção de Arte da exposição multimídia "4X Brasil", realizada na Galeria Xico Stockinger, Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre-RS, financiada pela Copesul - Companhia Petroquínica do Sul, através da Lei Rouanet.

2005 – Produtora Executiva do curta metragem "Futurologia" [12min, 16mm/DV, dir. Pedro Zimmermann], com financiamento das empresas Gerdau e Ipiranga, através da Lei Rouanet.

2004 – Curadora e Produtora Executiva da Mostra de Cinema Judaico, realizada no GNC Cinemas – Moinhos, em Porto Alegre-RS, com patrocínio da CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica e apoio do Federação Israelita do RS, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

2004 – Produção Executiva do curta metragem "O Mundo na Ponta do Lápis" [10min, DV, animação, dir. Lisandro Santos e Guto Bozetti].

2004 – Ambivalência - exposição individual de fotografias autorais junto ao lançamento do livro homônimo de Douglas Dickel e Muriel Paraboni.

2003 – Curadora e Produtora Executiva da Mostra de Cinema Brasileiro e Italiano – Clássicos e Contemporâneos, financiada pela empresa Randon, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

2003 – Curadora de filmes do XVI Fórum da Liberdade sob o tema “Civilização ou Barbárie, em que mundo vamos viver?” e Produtora do lançamento em Porto Alegre do longa metragem “Carandirú” com a presença do diretor Hector Babenco e equipe.

2003 – Diretora e Produtora Executiva do documentário "Cultura e Identidade" [30min, DV], com a participação de Milton Hatoum, Roberto DaMatta, Mempo GIardinelli, Salviano Santiago, Luiz Antônio de Assis Brasil, entre outros. 

2002 – Curadora e Produtora Executiva da Mostra Cine Brasil – Histórias de Futebol, financiada pela empresa Dana através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

2002, 2001, 2000 – Curadora e Produtora Executiva das Mostras Cine Brasil, financiadas pela empresa Dana através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS).

1999 – Coordenadora de Produção do longa metragem "Latitude Zero" [85min, ficção, 35mm, dir. Tony Venturi]

1997 – Produtora Executiva do curta metragem "A Cilada com Cinco Morenos" [15min, ficção, 35mm, dir. Luiz Borges]

1997 – Assistente de Produção Executiva do longa metragem "Mário" [90min, ficção, 35mm, dir. Hermano Penna]

2001, 1999, 1998, 1997 – Produtora Executiva do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. 

​1995 – Diretora e Produtora do curta metragem "O Desvio" [2min, Betacam]. Vencedor do prêmio do Júri Popular no IV Mostra de Cinema e Vídeo de Cuiabá (1996) e 3º lugar no UNIvideoSUL ‐ I Festival de Vídeo da UNISUL ‐ Tubarão ‐ SC.